Ser feliz vem primeiro.

É verdade que tem uma onda de pessoas ficando milionárias com coaching empreendedor. Muitas páginas no Facebook diariamente compartilhando dicas e frases motivacionais pra que você aumente sua produtividade e assim, consequentemente, atinja seus objetivos. No entanto, acho que as coisas estão um pouco fora de controle. Essa semana, li em uma das trocentas páginas que eu assumidamente sigo, um dizer que creditaram como “provérbio japonês”:

“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”

O que eu pensei quando li: não!

Vamos conversar aqui rapidinho sobre isso e vamos combinar que estão passando dos limites, certo? É verdade que estamos vivendo em um mundo de alta competição e concorrência. É verdade que cada vez exigem mais da gente, que quem realmente se destaca é quem sai da caixa, quem está disposto a fazer um pouco mais que a maioria. No entanto, existe uma coisa chamada equilíbrio que jamais poderá ser esquecida. E outra chamada felicidade. Acredito que estamos com as prioridades um pouco confusas e é preciso retomar consciência do que realmente importa nessa vida.

dan-ah kim 01
crédito: Dan-ah Kim

Precisa de dinheiro? Precisa sim. Pra isso, precisa de um mínimo de sucesso profissional? Precisa sim. Pra atingir um sucesso profissional, precisa estar disposto a fazer mais do que a maioria faz? Na maioria das vezes, precisa sim. No entanto, nenhuma obsessão é saudável. Enquanto eles dormem, nós também vamos dormir. E nós vamos nos divertir e descansar enquanto eles se divertem e descansam também, ora! Há uma cultura de alta produtividade à qualquer custo sendo plantada e  isso me preocupa e devia preocupar todo mundo.

Vamos trabalhar sim, vamos focar, vamos estudar, vamos tentar ser melhores pessoas, melhores profissionais, vamos estar dispostos a fazer umas horas extras, vamos encarar o trabalho sem reclamar, mas vamos acordar um dia com vontade de fazer nada também. Vamos ver um programa bem ruim na TV, vamos ler uma revista de fofoca uma vez ou outra, vamos sentar no bar e falar umas besteiras. É preciso respirar. É preciso priorizar a felicidade antes do sucesso. O índice de suicídio e de depressão entre milionários teoricamente bem-sucedidos é altíssimo,  isso precisa ser levado em consideração. O que preenche a nossa alma são as pessoas com quem dividimos a vida, são os filmes que conseguimos ver em paz, são os momentos ao ar livre sentindo o vento no rosto. O que preenche nossa alma são os sorrisos que a gente dá e os que a gente provoca.

dan-ah kim 02
crédito: Dan-ah Kim

Vamos sim matar o trabalho no peito, não fazer corpo mole, não reclamar, ir à luta, mas vamos cuidar da nossa mente antes de tudo. A prioridade é ser feliz, estamos vivos nesse planeta para sermos felizes e mais nada. Não deixe o trabalho controlar você, nem se desespere com as cobranças externas. A gente deve trabalhar pra chegar onde QUER chegar e não onde o mundo diz que temos que chegar.

Relaxe e trilhe seu caminho, permita-se fazer nada, permita-se dormir um pouco mais, alivie a pressão sobre si mesmo. Reflita todo dia e se questione se o que está fazendo está te fazendo feliz, se a resposta for não, repense suas decisões. A vida é curta, amanhã pode não existir, é preciso ser feliz hoje enquanto plantamos. Não podemos deixar pra esperar a colheita, podemos não estar mais aqui quando isso acontecer.

Segue lá também: Instagram | Facebook | Twitter

 

13 respostas para “Ser feliz vem primeiro.”.

  1. Avatar de Michelle
    Michelle

    eu precisava ler isso hoje, obrigada.

  2. Avatar de pauloovalle

    SHOW DE BOLA! Felicidade e saúde em primeiro lugar.. o resto a gente dá um jeito ^^ 👏👏👏👏👏👏

  3. Avatar de Camila lyra

    Poxa, como eu precisava ler isso hoje. Estou prestes a mudar de curso na faculdade (Faço Direito) mas há algum tempo me sentia angustiada com o curso e refleti esses dias que a vida é curta para desperdiçar com algo que não gostamos. Não quero esperar a sexta-feira para ser feliz depois do trabalho, quero trabalhar todo dia com o que eu amo e ser mais tranquila em relação ao sucesso. Afinal, é relativo, sucesso para mim está nas coisas mais simples. Obrigada por esse texto, tudo que eu precisava ler hoje,

    http://blogadoravelparanoia.blogspot.com.br/

  4. […] sente um pouco ‘esmagado’ pela necessidade da busca eterna pelo sucesso profissional, aqui tem um post bem legal sobre a importância do […]

  5. Avatar de Danielle
    Danielle

    Amo reflexões assim, hoje as pessoas trabalham como zumbis e muitas vezes correm atrás de algo que nem tem certeza se desejam. Felicidade e paz na alma em primeiro lugar! Parabéns pelo texto!

  6. Avatar de Danielle
    Danielle

    Cara, como esclareceu minha angústia. Gratidão!

  7. Avatar de Renato
    Renato

    Na verdade palavras motivacionais eu as escuto, vejo há tempos. Mas quando nos tornamos um pouco mais experientes…, digamos assim, o mercado entende que você está ultrapassado.
    Mas com saúde, dedicação, força de vontade, superação e acima de tudo com muita honestidade superamos isso e certamente teremos um final feliz.
    Valeu!!!!

  8. Avatar de Jô

    Meu Deus!
    Não há palavras que possam expressar o meu alívio ao ler esse texto!
    Vejo coach o tempo todo… Isso virou uma loucura.
    Produtividade é usado como bom dia, foco no lugar de por favor e sucesso ao invés de dizer obrigada.
    Eu recebi esse “provérbio” da minha gestora numa madrugada e sabe o que eu pensei? Eu? Eu vou dormir!
    Tenho medo de um dia descobrir que felicidade, simplicidade, gentileza, afeto e outras palavras doces sumiram do dicionário.
    Sempre bato na mesma tecla que você mencionou: depressão e suicídio. Essa busca ambiciosa por um sucesso que você nem sabe se queria pode trazer consequências desastrosas…
    Muito bom saber que, se eu sou um peixe fora d’água, não estou sozinha!

  9. Avatar de Renata
    Renata

    Muito bom. É exatamente isso, me pressiono muito pra alcançar meus objetivos, mas tenho pensado o qto a vida é frágil… amanhã a gente nem sabe se vai estar com saúde, se vai estar vivo… Equilíbrio é tudo.
    (Mto bom, vi seu texto pelo Coisas de Diva).

  10. Avatar de Thamires Oliveira

    Ahh se todas as pessoas conseguissem se colocar em primeiro lugar, nossa sociedade viveria de forma melhor. Mas muitas vezes, essa pressão consigo mesmo tem a ver com a vontade de agradar ao outro. Muito triste.
    Adorei o texto. Beijos

  11. Avatar de paloma. (@prpaloma_)

    Tentando ser feliz mesmo montando TCC. Sempre quando penso que não vou conseguir, que vou passar do prazo, penso: “vou morrer e vai ficar tudo aí” com diz mainha hahaha 🙂 Juro, que estou pensando desta forma e no lado positivo de tudo isso. E ta funcionando! Hoje mesmo me dei o luxo de dormir a tarde inteira hahaha 🙂 com o prazo na porta (quarta-feira) e eu nem montei meu slide de apresentação. Sabe… de certa forma sou auto confiante e sei que dou conta, e estou vivendo bem, sem estresse.
    “Ser feliz vem primeiro” Boa Hari, Ótimo texto 🙂

Deixe um comentário

Eu sou Hariana Meinke

Há mais de 20 anos postando aleatoriedades na internet pelo simples prazer em compartilhar, desde muito antes de saber que poderia ser um trabalho. Agora é, mas o que me mantém aqui de verdade é a alegria em dividir.

Let’s connect